sábado, 3 de março de 2012

true story


Não poderia deixar de falar de algo tão épico aqui na Universidade 




                                                          Shadow of the colossus

Neste jogo somos apresentados a um rapaz (a princípio sem nome) que adentra uma cidade abandonada montado em seu cavalo Agro, carregando o corpo de uma jovem cuidadosamente envolto em panos. Após cruzar uma longa ponte que separa essa Terra Proibida do resto do mundo, o protagonista penetra em um templo em ruínas e exige que Dormin – a divindade que ali habita – ressuscite a jovem. Para tal, explica a entidade incorpórea, o rapaz terá que destruir os dezesseis Colossos que vagam pelas terras devastadas, contando apenas com sua misteriosa espada, seu fiel cavalo, sua determinação e, principalmente, sua coragem.
Assim sendo, Shadow of the Colossus é, em síntese, um puzzle-game; um “jogo de quebra-cabeças” contado de forma poética através da única mídia capaz de traduzir inteiramente seu potencial.
E é o melhor jogo que já joguei em toda minha vida.

( pausa dramática )


Shadow of the Colossus é a verdadeira síntese do épico.
Jogos com essa intenção normalmente colocam o jogador na pele de “super-pessoas”, cujos grandes feitos tornam-se mundanos frente às suas capacidades; o quão grandioso é matar um minotauro se você é um semi-deus? Ou explodir uma espaçonave quando você é um Robocop espacial?
Em Shadow of the Colossus, você é apenas um garoto. Um jovem frente a um objetivo aterrador: destruir dezesseis gigantes de pedra, escalando cada um a mãos nuas e cravando-lhes uma espada na cabeça. Como derrubar uma criatura cujos passos são terremotos? Como alcançar uma monstruosidade que voa, por exemplo?!
Sua força não é infinita (há um indicador de “cansaço” enquanto você está escalando os colossos), você não tem poderes, treinamento e nem mesmo a aptidão física de um guerreiro digno de tamanha tarefa hercúlea. Sua única vantagem é sua determinação.
E seu cavalo.
Isso porque Agro é seu único ajudante e amigo durante a jornada. Na solidão vasta da Terra Proibida, o animal é seu veículo de locomoção entre as grandes distâncias e essencial para se vencer certos colossos. Ele é tão real a ponto de ocasionalmente não responder aos comandos do jogador – um detalhe proposital dos desenvolvedores do jogo, um toque delicado e imprescindível na construção de um personagem cuja ligação emocional com o jogador dá-se pelo fato dele ser, acima de tudo, seu confidente silencioso e incansável; única testemunha dos feitos incríveis do protagonista. Nunca me importei tanto com um animal virtual do que com Agro. Não há Tamagoshi que o supere.
Conforme a jornada avança, mais e mais perguntas se formam na mente do jogador, uma vez que não há quase diálogos no jogo. O mistério faz parte do conto e você deve confiar nele enquanto envolto na sensacional trilha sonora composta por Kow Otani. A música narra sem palavras cada passo do ciclo, desde as notas suaves e intrigantes da descoberta de uma nova ruína, até o crescendo heróico da escalada de um colosso: a cada etapa de dificuldade ela parece gritar a emoção e a adrenalina necessárias para que você segure com mais força, corra mais rápido e salte mais longe, até que se encontre com as mãos suadas segurando o controle e vibrando de vitória no sofá da sala quando a última espadada fizer o gigante tombar com um estrondo ensurdecedor.
Porque Shadow of the Colossus é uma aventura fantástica em que você sente-se CAPAZ. Se você é capaz de escalar com as próprias mãos uma montanha viva, cravar sua espada em seu topo e derrubá-la, você é capaz de QUALQUER COISA.
Você deve jogar Shadow of the Colossus. Faça isso por você. Seus filhos devem jogá-lo. É uma lenda sobre determinação, sobre força de vontade, sobre vencer o desafio que NINGUÉM acreditou que você poderia vencer.
E quando aquela pessoa que diz que videogames não são arte olhar para você e perguntar “por que você está com esse sorriso?”, você vai sorrir ainda mais e responder:
- Porque eu estive lá. Eu e meu amigo Agro.


texto tirado do blog de um gênio --> Affonso Solano.
http://www.techtudo.com.br/platb/jogos/2011/05/13/seja-epico/





Nenhum comentário:

Postar um comentário